A Domino Printing Sciences (Domino) tem o prazer de anunciar o lançamento do novo codificador a jato de tinta piezo Cx350i de última geração, concebido para acabar com as preocupações e o stress associados à codificação de caixas, oferecendo aos fabricantes uma verdadeira alternativa aos custos mais elevados e ao desperdício de material com a etiquetagem.

Com o Cx350i, a codificação é feita diretamente na caixa, é uma solução que requer pouca manutenção, fiável e otimizada para impressão de baixo custo de códigos legíveis por máquinas e em conformidade com a norma GS1, em caixas, tabuleiros e outros tipos de embalagens secundárias.

O codificador foi submetido a diversos testes em diferentes instalações antes do seu lançamento global nos EUA e na Europa. A Kerry Ingredients, fabricante internacional do setor alimentar com operações nos EUA, na Irlanda e no continente europeu, participou nos testes e ficou fascinada com o desempenho do Cx350i.

“Ficámos muito impressionados com a facilidade de utilização e a qualidade de impressão”, afirma John Beecher, Gestor de Manutenção da Kerry Ingredients. “Entre tantos concorrentes no mercado, consideramos que a Domino intensificou os seus esforços e criou um produto fantástico que nos irá proporcionar mais flexibilidade e uma qualidade de impressão superior, comparativamente aos dispositivos que utilizámos anteriormente. As impressões de códigos de barras e as impressões legíveis por humanos eram nítidas e o interface de utilizador era fácil de configurar para a impressão em múltiplas faces.”

O lançamento do codificador surge como parte do empenho contínuo da Domino em ajudar os clientes a maximizarem a eficiência de produção e a reduzirem o desperdício de produção associado a codificações ineficientes.

“A qualidade dos códigos, especialmente no que diz respeito aos códigos de barras, é uma prioridade na impressão de embalagens secundárias”, afirma David Edwards, Gestor de Produto de Jato de Tinta Piezo da Domino. “A leitura de um código de barras de fraca qualidade pode falhar, o que pode levar à rejeição por parte dos revendedores e, consequentemente, a custos elevados para os fabricantes associados à repetição do trabalho e ao desperdício de stock. A GS1 estima que, no Reino Unido, o custo de códigos de barras de fraca qualidade oscila entre 500 milhões e mil milhões de libras por ano.”

Tradicionalmente, as soluções a jato de tinta para impressão direta em embalagens secundárias tiveram uma má reputação em matéria de qualidade de impressão: pouco fiáveis, confusas e com necessidades de limpeza e intervenções frequentes para obter impressões de elevada qualidade. Consequentemente, a impressão e aplicação de etiquetas é utilizada com frequência como uma solução mais fiável do que a impressão direta em caixas. No entanto, tal acarreta custos mais elevados e cria desperdício adicional.

“A impressão direta em caixas constitui uma excelente forma de os fabricantes reduzirem a complexidade, os custos e o desperdício, mas faltou sempre uma solução fiável no mercado”, refere Edwards. “Reconhecemos que há uma procura significativa por parte dos clientes nesta área, pelo que procurámos desenvolver uma solução que eliminasse os esforços, a repetição do trabalho e o risco, fornecendo aos fabricantes uma verdadeira alternativa à etiquetagem.”

Cx350i está otimizado para impressões limpas e fiáveis a altas velocidades. O codificador foi desenvolvido para máxima estabilidade, funcionamento limpo e para garantir consistência e uma colocação precisa dos códigos, mesmo em condições de vibração da linha de produção. A cabeça de impressão de aço inoxidável produz impressões de códigos de barras em conformidade com a norma GS1 com uma resolução mais nítida, bem como informações de lote e de produtos e outros dados variáveis. A validação opcional dos códigos de barras na linha de produção reduz ainda mais o risco de erros de impressão e códigos incorretos.

Cx350i está equipado com o interface de utilizador QuickStep da Domino e um ecrã táctil intuitivo que permite que os operadores ajustem rapidamente as definições e selecionem, editem ou criem designs de impressão com facilidade. O interface de utilizador é comum à gama da Domino, o que permite reduzir a necessidade de formação adicional dos operadores.

Para fabricantes que procuram conectividade e soluções de fábrica inteligentes, o Cx350i é compatível com as soluções de automatização da codificação da Domino, que fornecem opções de integração em sistemas ERP e MES de fábrica. Os fabricantes podem também tirar partido da conectividade com a Domino Cloud opcional, para monitorização remota do desempenho da linha de produção.

“O Cx350i cumpre o seu propósito em situações em que soluções de codificação de caixas exteriores alternativas ficam aquém das expectativas”, refere Paul Clarke, Diretor de Produto de Jato de Tinta da Domino. “Estou muito satisfeito por poder oferecer aos nossos clientes uma solução de codificação de caixas exteriores fiável e livre de preocupações.”

Para obter mais informações sobre o Cx350i, visite o site ou contacte diretamente a Domino para discutir os seus requisitos específicos de codificação de caixas exteriores.


Entre em contacto para mais informações